20 novembro 2013

Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma carta

Escrito por Sonia Rosa e ilustrado por Luciana Justiniani Hees. Editora PALLAS


O livro conta a história de uma mulher escravizada, Esperança Garcia, que em 1770, no Piauí, escreveu uma carta ao governador denunciando os maus-tratos e violência sofridos por ela e pelo filho. Na carta, ela demonstra sua indignação e faz também outras reivindicações. É uma história que fala do uso da escrita como uma das formas de luta e resistência. De maneira envolvente, as palavras da autora nos fazem viajar no tempo e querer lutar ao lado de Esperança Garcia e de outras vozes silenciadas. Nas páginas finais do livro encontramos mais informações sobre a história de Esperança Garcia, ainda pouco conhecida.


Dica: Leitura recomendada não só para crianças, como para jovens e adultos também. Ao ler para turma de EJA, muitos alunos e alunas se emocionam e se sentem instigados a iniciar um bom debate.

5 comentários:

  1. Seu blog é maravilhoso. Estou indicando sempre para todas as professoras, nos eventos dos quais participo. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ah! Aproveito para divulgar um livro: http://www.editoraalvorada.com.br/noticia/532-lucimar-rosa-dias-trabalha-a-valorizacao-racial-por-meio-das-criancas.html. Abraços de novo!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada. Agradeço também a dica. Está anotada.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é muito lindo! Apesar de se tratar de uma história muito triste. As ilustrações são lindíssimas. Super recomendo!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é muito lindo! Apesar de se tratar de uma história muito triste. As ilustrações são lindíssimas. Super recomendo!

    ResponderExcluir

Que bom receber a sua visita. Obrigada pelo seu comentário. Volte sempre!